Técnicas
e dicas para pintura em tela
Estava pesquisando sobre pintura e achei umas dicas bem interessantes,e vim dividir com vocês.Espero que possam aproveitar as dicas para melhor e aperfeiçoar seus trabalhos.
Limpeza
e conservação da pintura a óleo
Somente após um ano de concluída, uma obra poderá ser envernizada. Para isso, a pintura deverá ser previamente limpa com um pano macio umedecido em essência de terebintina e depois que esta estiver seca, aplica-se uma camada fina de Verniz Cristal diluído em cerca de vinte por cento de essência de terebintina. |
Pincéis
Os tipos mais utilizados são os chatos, redondos e ovais chatos. Os feitos com pêlo de porco. Por serem mais duros são ideais para espalhar a tinta em grandes áreas de tela. Já os de pêlo de marta são indicados para pequenos detalhes. |
Tintas
O mercado oferece várias marcas nacionais e importadas de tintas a óleo e acrílica. Normalmente, o nome das cores não muda de uma marca para a outra. |
Solventes
e secantes
A tinta a óleo é aplicada pura ou diluída em solvente, como óleo de linhaça e o secante de cobalto. |
Como
trasferir o risco para a tela
Se você tem facilidade para desenhar a tela apenas olhando o gráfico, é possível usar o carvão ou a tinta a óleo. Se preferir, transfira o desenho com o auxílio de um carbono. Para isso, copie o desenho em papel vegetal. Coloque o carbono sobre a tela e sobreponha o papel vegetal. É importante transferir o desenho com muita suavidade e sem pressionar a tela. |
Mistura
de cores
Van Gogh era um dos mestres que costumava mesclar uma cor na outra. Para isso, aproveitava a tinta de fundo ainda úmida e entrava com outras cores. Na pintura em tela, este recurso é muito usado e proporciona efeitos belíssimos. Outra maneira de mesclar as cores enquanto a tinta esta úmida é usando uma espátula. Além da mistura de cores, você consegue criar texturas e alguns pontos de luz. Para isso, basta raspar com cuidado a camada de tinta até alcançar a tela branca. |
Tipos
de tela
Basicamente o mercado oferece dois tipos de tela: um com a trama fina, como o linho (ideal para trabalhos detalhados e retratos) e outro com a trama mais grossa, como a juta (indicado para pinturas com tinta mais espessa). Além disso, existem telas totalmente brancas e outras levemente amareladas. |
Efeitos
diferenciados
Para obter suaves efeitos de textura, basta trabalhar com o pincel ou a espátula sobre a tinta a óleo úmida. No caso dos pincéis, cada tipo de pêlo proporciona um efeito. Já a espátula proporciona uma textura mais definida e marcante. Mas lembre-se: trabalhe sempre com pouca tinta na lateral da espátula. Assim, você não corre o risco de manchar ou estragar a pintura com excesso de tinta. |
Sempre à mão |
Antes de iniciar a pintura, separe todo o material solicitado. Tenha, também, sempre um pedacinho de pano por perto. Ele será muito útil para você secar o pincel. Quando for trabalhar com solventes e secantes, como o óleo de linhaça e o secante de cobalto, separe duas vasilhas pequenas para colocá-los. |
Tinta acrílica |
Se
você deseja que a pintura seque bem rápido,
o melhor é lançar mão da tinta acrílica.
Usada desde a década de 20, pelos muralistas mexicanos,
este tipo de tinta esta cada vez mais em evidência.
Além de secar rapidamente, possui várias
cores e, se bem trabalhada, proporciona um resultado final
muito bom.
Mas lembre-se: este tipo de tinta não deve ser misturado com tinta a óleo. Se isso acontecer, ela perde sua capacidade adesiva. E, ao contrário da tinta a óleo, a acrílica dificilmente pode ser retocada. Afinal, seu tempo de secagem é bem mais rápido. |
Telas de suportes para pintura a óleo e acrílica >> |
Além
das telas convencionais, os artistas têm utilizado
outros materiais para realizar suas obras. Durante a Idade
Média eram usadas pranchas de madeira - chamadas
de retábulos e nos dias de hoje as pranchas de
chapa dura feitas com fibras prensadas têm oferecido
ótimos resultados. Pranchas de papelão forradas
com tecido e imprimidas também podem ser recursos
utilizados para ensaios e estudos.
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A imprimação da tela >> |
É
o processo de preparação de uma superfície
para receber a pintura . Na confecção de
telas, esta preparação pode ser feita com
gesso acrílico ou das formas tradicionais onde
se utiliza branco de titânio (pigmento) misturado
à cola animal ou vegetal e óleo de linhaça.
Estas telas apresentam coloração levemente
amareladas e deverão aguardar um tempo de secagem
de no mínimo três semanas antes de receber
a pintura para evitar rachaduras.
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Tipos de Telas >> |
São encontradas no mercado telas de algodão com tramas variadas: finas, lisas e delicadas. Outras de tramas acentuadas e ásperas. Há também as de linho ou juta. Alguns artistas fazem suas próprias telas e inovam lançando tecidos inéditos de fios sintéticos. |
Os diluentes ou médiuns >> |
Os
diversos produtos utilizados para diluir as tintas na pintura
são chamados médiuns. Os artistas costumam
criar suas próprias fórmulas, misturando os
diversos líquidos existentes no mercado. Alguns exemplos:
1. Três partes de óleo de linhaça para uma de essência de terebintina; 2. Duas partes de óleo de linhaça para uma de secante de cobalto; 3. Duas partes de óleo de linhaça para uma de essência de terebintina e uma de verniz cristal legítimo. |
Evite rachaduras >> |
Para
evitar que as desagradáveis rachaduras apareçam
na sua pintura a óleo, deve-se observar uma regra
técnica. É o chamado "gordo sobre magro".
Nunca se deve sobrepor camadas magras, isto é, diluídas
em essência de terebintina sobre camadas de tinta
diluídas em óleo de linhaça. É
importante também ter cuidado com as telas convencionais
feitas com óleo de linhaça compradas prontas
(são as amarelinhas), que deverão ser retiradas
da embalagem de plástico e exposta para secagem ao
ar durante o espaço de três semanas.
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Você
sabia?
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Se
a sua tela furar ou rasgar, basta colocar esparadrapo na
parte de trás. O resultado fica perfeito. A tinta na cor branco de titânio não é tóxica. Por isso, muitos artistas preferem trabalhar com ela em vez de outros tipos de branco que contêm chumbo. A cor amarelo ocre é ideal para atingir uma tonalidade discreta e, ao mesmo tempo, forte. Além disso, se você acrescentar um pouquinho de azul no amarelo ocre, o resultado será um tom de verde muito bonito. Sua tinta verde oliva acabou e você está no meio da pintura? Não precisa parar. Para obter este tom, basta misturar um pouco de preto como amarelo ocre. A maioria dos artistas acha que vermelho de cádmio é o tom de vermelho mais útil na pintura, principalmente quando se pinta flores. Portanto, esta cor não deve faltar em sua paleta. |
O
uso do secante de cobalto
Acelera a secagem da tinta a óleo e atua na superfície, favorecendo as aplicações rápidas. Durante a execução de uma pintura sobre tela deve ser utilizado em pequena quantidade ou ainda em conjunto na diluição com óleo de linhaça ou terebintina. É mais indicado para camadas finas de tintas.
Acelera a secagem da tinta a óleo e atua na superfície, favorecendo as aplicações rápidas. Durante a execução de uma pintura sobre tela deve ser utilizado em pequena quantidade ou ainda em conjunto na diluição com óleo de linhaça ou terebintina. É mais indicado para camadas finas de tintas.
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Querida, obrigada pela visita!
ResponderExcluirSeu trabalho é maravilhoso. Você pergunta qual das telas a gente gosta mais, mas não dá pra responder. São todas lindas! Parabéns!
Já estou te seguindo!
Abraços e boa semana!
Tbm Sou do blogueiras unidas e estou lhe fazendo uma visitinha e lhe seguindo.Espero vê-la tbm no meu cantinho http://fatimartes.blogspot.com
ResponderExcluirUm abraço.
Esse cantinho é todo especial.
ResponderExcluirUm maravilhoso final de semana, repleto de muitas alegrias.
Beijos
Andréa
Olá, vim conhecer o seu blog e adorei tudo por aqui! Já estou te seguindo e estarei sempre por aqui para ver as novidades! Venha conhecer o meu cantinho e deixe seu comentário! Beijos e até a próxima visitinha...
ResponderExcluirOlá Anna, adorei conhecer seu blog, seus trabalhos (telas) são muito lindas e delicadas, parabéns pela criatividade, e excelentes dicas. Já estou te seguindo. Tem selinhos de sapekinhas no blog para as amigas seguidoras, ficarei contente se aceitares e honrada com tua visita, e se me seguires também, se desejares. Uma semana repleta de alegria e realizações, abraços carinhosos, Maria Sônia
ResponderExcluirsapekinhaseva.blogspot.com
Olá! Vi q vc deixou comentário no post do sorteio, mas nao localizei seus dados no formulário, tbm não vi onde vc está divulgando o sorteio... Corre la, amiga, q é p eu poder validar a sua inscrição, ta? Obrigada e bjinhos.
ResponderExcluirLu
http://voudeblog.blogspot.com/p/1-sorteio-vou-de-blog-banda-l-100_03.html
Anna, cadê vc. eu vim aqui só pra te ver:rsrsrsr.
ResponderExcluirBjs,
Tania Oliveira ( puraartesanatos.blogspot.com )
Oi,Anna!
ResponderExcluirHoje é a minha primeira visita ao blog e estou adorando.Gostei muito das postagens.Já estou seguindo seu blog.E te convido a conhecer o meu,e segui-lo,se possível!Aguardo sua visitinha!
Bjs!
Zilda Mara
http://cacholaliteraria.blogspot.com/
@ZildaPeixoto