Meus Queridos Seguidores!!

14 de out. de 2011

Tecnicas e dicas para pintura em tela


Técnicas
            e dicas para pintura em tela
Estava pesquisando sobre pintura e achei umas dicas bem interessantes,e vim  dividir com vocês.Espero que possam aproveitar as dicas para melhor e aperfeiçoar  seus trabalhos.

Limpeza e conservação da pintura a óleo
Somente após um ano de concluída, uma obra poderá ser envernizada. Para isso, a pintura deverá ser previamente limpa com um pano macio umedecido em essência de terebintina e depois que esta estiver seca, aplica-se uma camada fina de Verniz Cristal diluído em cerca de vinte por cento de essência de terebintina.


Pincéis

Os tipos mais utilizados são os chatos, redondos e ovais chatos. Os feitos com pêlo de porco. Por serem mais duros são ideais para espalhar a tinta em grandes áreas de tela.
Já os de pêlo de marta são indicados para pequenos detalhes.


Tintas

O mercado oferece várias marcas nacionais e importadas de tintas a óleo e acrílica. Normalmente, o nome das cores não muda de uma marca para a outra.


Solventes e secantes

A tinta a óleo é aplicada pura ou diluída em solvente, como óleo de linhaça e o secante de cobalto.










Como trasferir o risco para a tela

Se você tem facilidade para desenhar a tela apenas olhando o gráfico, é possível usar o carvão ou a tinta a óleo. Se preferir, transfira o desenho com o auxílio de um carbono. Para isso, copie o desenho em papel vegetal. Coloque o carbono sobre a tela e sobreponha o papel vegetal. É importante transferir o desenho com muita suavidade e sem pressionar a tela.


Mistura de cores

Van Gogh era um dos mestres que costumava mesclar uma cor na outra. Para isso, aproveitava a tinta de fundo ainda úmida e entrava com outras cores. Na pintura em tela, este recurso é muito usado e proporciona efeitos belíssimos. Outra maneira de mesclar as cores enquanto a tinta esta úmida é usando uma espátula. Além da mistura de cores, você consegue criar texturas e alguns pontos de luz. Para isso, basta raspar com cuidado a camada de tinta até alcançar a tela branca.



Tipos de tela

Basicamente o mercado oferece dois tipos de tela: um com a trama fina, como o linho (ideal para trabalhos detalhados e retratos) e outro com a trama mais grossa, como a juta (indicado para pinturas com tinta mais espessa). Além disso, existem telas totalmente brancas e outras levemente amareladas.



Efeitos diferenciados

Para obter suaves efeitos de textura, basta trabalhar com o pincel ou a espátula sobre a tinta a óleo úmida. No caso dos pincéis, cada tipo de pêlo proporciona um efeito. Já a espátula proporciona uma textura mais definida e marcante. Mas lembre-se: trabalhe sempre com pouca tinta na lateral da espátula. Assim, você não corre o risco de manchar ou estragar a pintura com excesso de tinta.


Sempre à mão 
Antes de iniciar a pintura, separe todo o material solicitado. Tenha, também, sempre um pedacinho de pano por perto. Ele será muito útil para você secar o pincel. Quando for trabalhar com solventes e secantes, como o óleo de linhaça e o secante de cobalto, separe duas vasilhas pequenas para colocá-los.



Tinta acrílica
Se você deseja que a pintura seque bem rápido, o melhor é lançar mão da tinta acrílica. Usada desde a década de 20, pelos muralistas mexicanos, este tipo de tinta esta cada vez mais em evidência. Além de secar rapidamente, possui várias cores e, se bem trabalhada, proporciona um resultado final muito bom.
Mas lembre-se: este tipo de tinta não deve ser misturado com tinta a óleo. Se isso acontecer, ela perde sua capacidade adesiva. E, ao contrário da tinta a óleo, a acrílica dificilmente pode ser retocada. Afinal, seu tempo de secagem é bem mais rápido.


Telas de suportes para pintura a óleo e
acrílica >>
Além das telas convencionais, os artistas têm utilizado outros materiais para realizar suas obras. Durante a Idade Média eram usadas pranchas de madeira - chamadas de retábulos e nos dias de hoje as pranchas de chapa dura feitas com fibras prensadas têm oferecido ótimos resultados. Pranchas de papelão forradas com tecido e imprimidas também podem ser recursos utilizados para ensaios e estudos.


A imprimação da
tela >>
É o processo de preparação de uma superfície para receber a pintura . Na confecção de telas, esta preparação pode ser feita com gesso acrílico ou das formas tradicionais onde se utiliza branco de titânio (pigmento) misturado à cola animal ou vegetal e óleo de linhaça. Estas telas apresentam coloração levemente amareladas e deverão aguardar um tempo de secagem de no mínimo três semanas antes de receber a pintura para evitar rachaduras.


Tipos de Telas >>
São encontradas no mercado telas de algodão com tramas variadas: finas, lisas e delicadas. Outras de tramas acentuadas e ásperas. Há também as de linho ou juta. Alguns artistas fazem suas próprias telas e inovam lançando tecidos inéditos de fios sintéticos.


Os diluentes ou
médiuns >>
Os diversos produtos utilizados para diluir as tintas na pintura são chamados médiuns. Os artistas costumam criar suas próprias fórmulas, misturando os diversos líquidos existentes no mercado. Alguns exemplos:
1. Três partes de óleo de linhaça para uma de essência de terebintina;
2. Duas partes de óleo de linhaça para uma de secante de cobalto;
3. Duas partes de óleo de linhaça para uma de essência de terebintina e uma de verniz cristal legítimo.


Evite rachaduras >>
Para evitar que as desagradáveis rachaduras apareçam na sua pintura a óleo, deve-se observar uma regra técnica. É o chamado "gordo sobre magro". Nunca se deve sobrepor camadas magras, isto é, diluídas em essência de terebintina sobre camadas de tinta diluídas em óleo de linhaça. É importante também ter cuidado com as telas convencionais feitas com óleo de linhaça compradas prontas (são as amarelinhas), que deverão ser retiradas da embalagem de plástico e exposta para secagem ao ar durante o espaço de três semanas.


Você sabia?
Se a sua tela furar ou rasgar, basta colocar esparadrapo na parte de trás. O resultado fica perfeito.
A tinta na cor branco de titânio não é tóxica. Por isso, muitos artistas preferem trabalhar com ela em vez de outros tipos de branco que contêm chumbo.
A cor amarelo ocre é ideal para atingir uma tonalidade discreta e, ao mesmo tempo, forte. Além disso, se você acrescentar um pouquinho de azul no amarelo ocre, o resultado será um tom de verde muito bonito.
Sua tinta verde oliva acabou e você está no meio da pintura? Não precisa parar. Para obter este tom, basta misturar um pouco de preto como amarelo ocre.
A maioria dos artistas acha que vermelho de cádmio é o tom de vermelho mais útil na pintura, principalmente quando se pinta flores. Portanto, esta cor não deve faltar em sua paleta.

O uso do secante de cobalto
Acelera a secagem da tinta a óleo e atua na superfície, favorecendo as aplicações rápidas. Durante a execução de uma pintura sobre tela deve ser utilizado em pequena quantidade ou ainda em conjunto na diluição com óleo de linhaça ou terebintina. É mais indicado para camadas finas de tintas.


O que é diluente eco?
É um diluente inodoro, que promove maior conforto no uso da tinta a óleo. Indicado para a diluição da tinta, reduzindo sua visco-sidade. Também é usado para a limpeza de mate-riais, podendo substituir a terebintina e a aguar-rás, mantendo as mesmas propriedades, sem os odores característicos.





As propriedades da terebintina

A terebintina é um diluente vegetal natural da tinta a óleo e, quando utilizado, não altera o brilho e o tempo de secagem naturais da tinta. Também pode ser utilizada para limpeza dos equipamentos (pincéis, broxas etc) de pintura.
O ecosolv também pode ser utilizado para diluir as tintas em geral e serve para limpar os equipamentos utilizados na pintura. Para quem não gosta do forte odor da terebintina, este produto é um substituto ideal. 


O poder dos óleos secantes!
Você sabia que existe no mercado uma série de óleos secantes indicados para proporcionar efeitos especiais nas pinturas a óleo?
Os óleos secantes são de origem vegetal, obtidos de sementes de plantas e têm característica peculiar: secam não por
evaporação mas por oxidação, formando um filme (ou película) resistente, irreversível e transparente.
Para que servem os óleos secantes?
- São utilizados na fabricação de tintas a óleo;
- Como médiuns, isto é, quando adicionados às tintas a óleo;
- Agem como diluentes, proporcionando mais fluidez às tintas;
- Proporcionam maior "oleosidade" às tintas utilizadas nas últimas camadas da pintura;
- Podem modificar o tempo de secagem das tintas;
- Possibilitam a criação de efeitos especiais de pinturas.
Os tipos de óleos secantes, seus usos e efeitos

Óleo de linhaça - É um óleo obtido das sementes do linho. Tem cor caramelo claro, com pouca acidez. É o mais conhecido, sendo utilizado desde a antiguidade na fabricação e preparo das tintas a óleo.
Os diversos processos de obtenção do óleo de linhaça é que determinam a qualidade, o tipo, o grau de rapidez no processo de secagem, como também a intensidade do amarelecimento com o passar do tempo.
Por isto, é importante escolher bem o óleo, de acordo com a procedência e a qualidade, para não correr o risco de ter as cores das pinturas alteradas pelo amarelecimento.
É utilizado para diluir a tinta quando está muito espessa. É um ótimo secante, levando de dois a três dias para secar.
Óleo de Linhaça Polimerizado - O óleo obtido do linho sofre um processo de polimerização à alta temperatura, com a finalidade de tornar seu filme mais flexível, de diminuir o grau de amarelecimento e de alterar a sua consistência.
O óleo polimerizado tem a viscosidade de mel, com a cor suave e clara, levando de cinco a seis dias para secar. É ideal para se conseguir uma fusão perfeita entre as cores e cria uma superfície muito lisa, vítrea e brilhante, onde não aparecem as marcas das pinceladas, um verdadeiro efeito de Glaze.
Óleo de Cártamo (Açafrão) - É um óleo muito claro, incolor e límpido. É o mais moderno dos óleos utilizados em pintura artística. Não amarelece com o tempo, sendo portanto ideal na pintura com cores azuis e brancas.
O óleo de cártamo é o único que pode ser utilizado em grande quantidade, misturado à tinta para se criar o efeito aquarelado. A fusão das cores pode ser conseguida com a adição do óleo de cártamo puro na pintura.
Óleo de Nozes - Este óleo de cor amarelo claro, muito transparente, tem um cheiro muito agradável. Não amarelece com o tempo, podendo portanto, ser utilizado com as cores azuis e brancas.
É indicado para se pintar nas últimas camadas da pintura, pois seu filme não é tão flexível e é mais frágil que os outros óleos.
Deve ser usado em pouca quantidade para se aumentar o brilho das cores.
Pela sua leveza e fluidez é ideal para a pintura de detalhes e miniaturas, com o auxílio de pincéis de pêlo de marta.
Óleo de Papoula - É obtido da prensagem a frio das sementes de papoula.
Não amarelece com o tempo e deve ser usado em pequena quantidade.
É utilizado como retardador de secagem e é ideal para a técnica "alla prima", em que se pinta um quadro em uma só seção.

ATENÇÃO!
Não confunda óleos secantes com secante de cobalto. Os óleos tidos como secantes são os componentes principais da tinta a óleo. O secante de cobalto é um produto químico utilizado somente para acelerar o tempo de secagem da pintura.
  
fonte:http://www.pinturaemtela.com.br/tecnicas.htm

Eu adorei o site:visitem e paroveitem as dicas.



 

8 comentários:

  1. Querida, obrigada pela visita!
    Seu trabalho é maravilhoso. Você pergunta qual das telas a gente gosta mais, mas não dá pra responder. São todas lindas! Parabéns!
    Já estou te seguindo!
    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Tbm Sou do blogueiras unidas e estou lhe fazendo uma visitinha e lhe seguindo.Espero vê-la tbm no meu cantinho http://fatimartes.blogspot.com
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Esse cantinho é todo especial.
    Um maravilhoso final de semana, repleto de muitas alegrias.
    Beijos
    Andréa

    ResponderExcluir
  4. Olá, vim conhecer o seu blog e adorei tudo por aqui! Já estou te seguindo e estarei sempre por aqui para ver as novidades! Venha conhecer o meu cantinho e deixe seu comentário! Beijos e até a próxima visitinha...

    ResponderExcluir
  5. Olá Anna, adorei conhecer seu blog, seus trabalhos (telas) são muito lindas e delicadas, parabéns pela criatividade, e excelentes dicas. Já estou te seguindo. Tem selinhos de sapekinhas no blog para as amigas seguidoras, ficarei contente se aceitares e honrada com tua visita, e se me seguires também, se desejares. Uma semana repleta de alegria e realizações, abraços carinhosos, Maria Sônia
    sapekinhaseva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá! Vi q vc deixou comentário no post do sorteio, mas nao localizei seus dados no formulário, tbm não vi onde vc está divulgando o sorteio... Corre la, amiga, q é p eu poder validar a sua inscrição, ta? Obrigada e bjinhos.
    Lu

    http://voudeblog.blogspot.com/p/1-sorteio-vou-de-blog-banda-l-100_03.html

    ResponderExcluir
  7. Anna, cadê vc. eu vim aqui só pra te ver:rsrsrsr.


    Bjs,
    Tania Oliveira ( puraartesanatos.blogspot.com )

    ResponderExcluir
  8. Oi,Anna!
    Hoje é a minha primeira visita ao blog e estou adorando.Gostei muito das postagens.Já estou seguindo seu blog.E te convido a conhecer o meu,e segui-lo,se possível!Aguardo sua visitinha!
    Bjs!
    Zilda Mara
    http://cacholaliteraria.blogspot.com/
    @ZildaPeixoto

    ResponderExcluir